5 Benefícios do autoatendimento no setor de food service

Saiba como a utilização de recursos como o cardápio digital contribuem não apenas para a melhoria da experiência do consumidor, mas também para incrementar o faturamento.

Abrir um negócio no ramo de food service exige constante atualização às tendências do mercado. Diante dos novos recursos tecnológicos e das próprias mudanças de comportamento de consumo do cliente, é preciso pensar em soluções criativas para a retenção do consumidor, e claro, o aumento da receita. Neste contexto, um dos recursos que se tornaram indispensáveis é o autoatendimento em restaurantes.

O cliente está cada vez empoderado na hora de fazer os pedidos online ou efetuar os pagamentos. Sendo assim, a utilização de recursos como os totens ou o cardápio digital contribuem não apenas para a melhoria da experiência do consumidor, como também para incrementar o faturamento.

Quer entender melhor como você, empreendedor, pode desfrutar dos benefícios? Então vamos te apresentar cinco benefícios do autoatendimento no setor de food service. Confira!

1. Atendimentos simultâneos

Seja em um bar, restaurante ou hotel, não é fácil lidar com diversas demandas de clientes. Logo, uma das vantagens mais valiosas do autoatendimento é justamente receber diversos pedidos ao mesmo tempo, sem que seja necessária a interferência de um garçom ou qualquer outro profissional. E o melhor de tudo: com ‘garçons digitais’, por exemplo, a incidência de erros no atendimento se reduz consideravelmente.

2. Redução de filas

As longas filas de espera estão entre os motivos mais recorrentes de desistência de uma compra. Com o autoatendimento, este problema deixa de existir. Basta que o cliente se dirija a um totem e, assim, escolha seu próprio pedido nas máquinas, além de fazer o próprio pagamento da compra.

Isso contribui em praticidade e conveniência para o seu público, que muitas vezes está em uma rotina atribulada. Além disso, a tecnologia ainda ajuda a evitar aglomerações, algo fundamental dentro do atual período de isolamento social.

3. Aumento da conversão

Quando se fala que o autoatendimento contribui para alavancar a receita do estabelecimento, a afirmação é fundamentada. A utilização dos chamados totens, por exemplo, permite que o empreendedor promova ações que estimulem visualmente o engajamento do consumidor, como a elaboração de banners chamativos e sugestões de menu que instiguem a cobiça do seu cliente.

4. Foco no core business

O autoatendimento não é um substituto dos seus colaboradores, mas sim um aliado. Logo, quando você o adota, é possível direcionar seu time para ações mais estratégicas dentro do negócio, já que a adoção de tecnologias como o cardápio digital normalmente dispensa a intervenção humana no primeiro contato.

5. Satisfação e retenção do cliente

Com tantas tecnologias a seu dispor, que favorecem um atendimento assertivo e com menor tempo de espera, a consequência natural é a satisfação e retenção do cliente. Diante do atual comportamento de consumo, é importante ressaltar que o cliente já nutre a expectativa do autoatendimento. Portanto, concretizar esse desejo é evitar transtornos e garantir boas avaliações ao seu estabelecimento.

Agora que você está ciente de todos esses benefícios, está na hora de implementar o autoatendimento em seu serviço de alimentação! A FastGet traz diversas soluções para o seu negócio, incluindo um tipo de autoatendimento que funciona como um garçom digital.

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