Saiba como o cardápio digital ajuda a reduzir os custos

Já pensou no seu cliente sentar a uma mesa no seu restaurante e realizar o seu pedido diretamente de seu próprio smartphone? Pois é justamente o que permite o cardápio digital!

Ao contrário do que muitos donos e administradores de estabelecimentos podem pensar, proporcionar um cardápio digital não é apenas uma forma de se mostrar como um negócio moderno, além de oferecer mais comodidade para os seus clientes.

Esses são benefícios que vão auxiliar na promoção do estabelecimento e também na fidelização e atração de clientes. Mas o cardápio digital representa muito mais do que isso e temos a certeza de que é algo indispensável para qualquer negócio:

O cardápio digital ajuda a reduzir os custos do negócio!

Quer saber como?

Pois é justamente o que preparamos aqui neste artigo, onde você vai encontrar o que é necessário saber a respeito do cardápio digital e como é que, afinal, utiliza-lo reduzirá as suas despesas.

O que é o cardápio digital?

O que se chama atualmente no mercado de cardápio digital, também não é simplesmente uma imagem ou página dos produtos e pratos que o seu estabelecimento oferece.

Com o cardápio digital é possível informar os detalhes do seu negócio, como por exemplo, se há o atendimento em mesa em local físico, se os pedidos são retirados no balcão ou entregues via delivery. Valores e promoções podem ser alterados em tempo real.

Seu cliente pode utilizar o link ou QR Code do cardápio para fazer o pedido diretamente de um computador, tablet ou smartphone.

Os benefícios do cardápio digital

Antes de falar sobre como esse tipo de cardápio irá realmente ajudar a sua empresa na redução de custos, vejamos algumas vantagens de utiliza-lo:

  • Facilidade de acesso às informações do estabelecimento.
  • Facilidade de acesso aos serviços do estabelecimento.
  • Flexibilidade na renovação de pratos, detalhes, preços e promoções.
  • Redução na incidência de erros nos pedidos.
  • Feedback do cliente em tempo real.
  • Rapidez e praticidade para o cliente e para o estabelecimento.
  • Redução nos custos operacionais.

Sendo este último o foco deste nosso artigo, nós iremos abordá-lo, com maiores detalhes, no próximo capítulo.

Como o cardápio digital ajuda a reduzir custos?

A redução nos custos ou nas despesas necessárias, para se manter em funcionamento e obter lucro, é uma verdadeira necessidade em qualquer tipo de negócio, e isso não é diferente no ramo alimentício.

No entanto, não é uma tarefa nada fácil, mas nós vamos mostrar a seguir que a simples inclusão do seu estabelecimento em um sistema de cardápio digital pode ajuda-lo nessa tarefa sem a necessidade de esforços adicionais.

O cardápio digital reduz a necessidade de funcionários

É comum pensar no cardápio digital para o delivery, mas já pensou no seu cliente sentar a uma mesa no seu restaurante e realizar o seu pedido diretamente de seu próprio smartphone? Pois é justamente o que permite o cardápio digital!

Ele não substituirá totalmente a necessidade de ter bons garçons contratados, mas reduzirá o volume de contratações necessárias, o que todo administrador sabe que representa uma enorme redução de custos.

O cardápio digital agiliza o atendimento

Mesmo com uma equipe reduzida, com a utilização do cardápio digital os atendimentos serão muito mais rápidos. O cliente pode realizar seu pedido, que vai direto para a cozinha ou outro setor responsável, assim que sentar à mesa.

Também fará o pagamento diretamente pelo aplicativo, eliminando a necessidade de emissão de intermediação. No caso do delivery, evitará também o congestionamento no atendimento telefônico.

Agilidade no atendimento significa uma maior retenção, com clientes mais satisfeitos e redução ou eliminação da perda de pedidos por demora ou indisponibilidade.

Isso também causará um impacto na necessidade de funcionários para os mais diversos tipos de setores do seu estabelecimento.

O cardápio digital ajuda a evitar desperdícios

Perder clientes pela demora no atendimento não deixa de ser um desperdício, mas estamos falando agora do desperdício na cozinha, um problema que todo estabelecimento acaba enfrentando.

Comida que chega fria ou bebida que chega quente e o cliente não quer mais e pedidos errados que acabam indo para o lixo, são algumas das realidades de quem trabalha com comida.

Mas com o uso do cardápio digital é possível reduzir drasticamente essa despesa desnecessária. O pedido é feito pelo próprio cliente, da forma que ele gostaria, e a agilidade no atendimento evitará incômodos dessa natureza.

O cardápio digital reduz o custo com impressões

Um cardápio convencional necessita de novas impressões a cada inclusão ou alteração de pratos, suas características e seus valores. Suas promoções podem também ter uma divulgação inadequada, já que é inviável solicitar novas impressões a cada uma dessas mudanças. Isso sem contar com o custo.

Já com o cardápio digital, o próprio estabelecimento pode, de forma rápida e prática, alterar o que quiser a qualquer momento, tornando assim o cardápio algo muito mais dinâmico e eficaz no que se propõe.

Além do custo de impressão, você pode perder alguns reais por prato, quando precisa realizar uma pequena alteração de valores e acaba deixando para quando hajam mais atualizações.

Faça logo o seu cardápio digital!

Apesar de utilizar alta tecnologia, não é necessário contratar ninguém para cuidar do seu cardápio digital. Qualquer responsável pelo estabelecimento poderá administrá-lo de forma simples e intuitiva, no próprio computador ou smartphone.

Serviços como a Fastget, colocarão o seu estabelecimento nessa modernidade, que a cada dia deixa de ser um diferencial para tornar-se uma realidade.

E se você estiver pensando que tantas vantagens deve custar bem caro, felizmente você se engana. Na Fastget esse serviço é GRÁTIS!

Isso mesmo! Consulte o que cobre o Plano Free ou use o Plano Business também de forma gratuita até o final de 2020.