A tendência do autoatendimento no ramo da alimentação

Conheça as soluções em autoatendimento que estão surgindo e se consolidando no ramo da alimentação em 2020.

Nos últimos anos, você pode não ter percebido, mas certamente já entrou em contato com uma tendência no comércio e na prestação de serviços de diversos ramos, mais notadamente no ramo da alimentação:

O Autoatendimento.

Um exemplo de autoatendimento dos mais antigos, para que você veja como há muito esse termo já faz parte de nossas vidas, são os caixas eletrônicos dos bancos. Afinal, através deles sacamos dinheiro, realizamos depósitos, pagamos contas e fazemos transferências, entre outros serviços, sem a presença de um funcionário ou atendente, há muitos anos.

Aqui neste artigo, o nosso foco será nas soluções em autoatendimento que estão surgindo e se consolidando no ramo da alimentação. Veremos então quais são as soluções e perspectivas atuais.

O que é autoatendimento?

A definição de autoatendimento é de um sistema que permite que um serviço seja realizado pelo próprio cliente. É um termo bastante abrangente e não é relacionado a soluções específicas.

Além do exemplo dos caixas eletrônicos que demos na introdução, outra ferramenta ou solução de autoatendimento que tem sido bastante utilizada são os chatbots, espécie de inteligência artificial que simula interações com os clientes pela internet, providenciando a eles possibilidades de receberem informações ou solucionar problemas sem a necessidade de contato com uma pessoa real.

Cinemas, aeroportos e até supermercados são outros exemplos dos inúmeros serviços que já oferecem alguma opção de autoatendimento aos seus clientes.

Como você pode ver, as soluções de autoatendimento podem surgir em um estabelecimento ou de forma online e serem muito diferentes entre elas. A partir de agora, nós vamos ver o que essa tendência vem trazendo para o ramo da alimentação.

Autoatendimento no ramo da alimentação

Restaurantes, bares e lanchonetes já estão se preparando para o futuro com soluções de atendimento. Os exemplos que talvez sejam mais visíveis e que podem ser conferidos em cada shopping center, são as lanchonetes de fast food.

Mc Donald’s, Bob’s e outros negócios do ramo já estão investindo pesado nessa ideia, principalmente através dos totens de autoatendimento, cujo funcionamento veremos logo adiante. Após realizar um teste com cerca de 2 mil lojas ao redor do mundo, o Mc Donald’s anunciou, inclusive, que esses sistemas interativos serão disponibilizados em todas as lojas da franquia nos EUA.

Além dos totens, inúmeros estabelecimentos do ramo da alimentação já contam com soluções como o cardápio digital e o garçom digital, além de outras ainda mais modernas como as mesas touchscreen que começam a ser utilizadas pelo Pizza Hut nos Estados Unidos.

Vamos conhecer algumas dessas soluções?

Totem de autoatendimento

Usualmente é um grande dispositivo vertical que se estende do chão à altura de uma pessoa, com uma tela touchscreen através da qual são exibidas as opções do estabelecimento. Ao invés de se dirigir ao caixa, o cliente acessa o totem, faz o pedido e o pagamento diretamente através dele.

Cardápio digital

O cardápio digital tem o funcionamento parecido com o do totem, porém, pode ser exibido em qualquer dispositivo do usuário, como o seu computador, smartphone ou tablet. O seu uso pode ser adaptado ao funcionamento do negócio, por exemplo, como apenas uma vitrine virtual de fácil atualização, como plataforma para pedidos delivery, drive-thru, takeaway, ou até mesmo na mesa, como veremos a seguir.

Garçom digital

O que se chama de garçom digital nada mais é do que o uso do cardápio digital para pedidos no próprio estabelecimento. O restaurante disponibiliza tablets com o cardápio na mesa, onde o cliente faz diretamente seus pedidos, ou mesmo um QR Code para que o cliente escaneie com seu próprio dispositivo e acesse as opções do cardápio digital.

Existem ainda outras opções disponíveis, como a mesa interativa que mencionamos, a comanda por QR Code, esteiras self-service, máquinas para venda de snacks, entre outros, que já são utilizados no mercado e ainda deverão surgir nos próximos anos.

As vantagens do autoatendimento

Mas porque o seu negócio no ramo de alimentação deveria mudar e unir o atendimento tradicional às tecnologias de autoatendimento? As vantagens são inúmeras, como as que mostramos a seguir.

  • Velocidade no atendimento
  • Maior autonomia do cliente
  • Maior satisfação do cliente
  • Personalização prática de pedidos
  • Visualização dos pratos
  • Aumento do ticket médio
  • Redução da equipe
  • Redução de custos

O cliente não precisa esperar para ser atendido e ainda tem a autonomia de pedir o que quer, na hora que lhe convém. Sem filas de espera e sem complicações, para o cliente e para o estabelecimento, até mesmo na personalização de pedidos.

Velocidade e autonomia são dois ingredientes que permitem um maior número de vendas e uma maior satisfação do cliente. Pesquisas apontam que os clientes realizam mais pedidos a cada visita ao estabelecimento que possui uma opção de autoatendimento.

Sem a necessidade de funcionários para atender a todos os pedidos, a sua equipe pode ser reduzida, otimizando os custos. Há também a eliminação ou redução de despesas com impressos, como cardápios, que podem ser atualizados apenas com alguns cliques, na hora que for preciso.

Aproveite as vantagens do autoatendimento com o aplicativo Fastget para restaurantes, bares e outros serviços de alimentação!

Você terá um cardápio e um garçom digital a serviço do seu estabelecimento, sem ter que pagar uma fortuna para entrar na tendência do autoatendimento que está vindo para ficar.