Como a tecnologia pode ajudar na gestão de bares e restaurantes

Apostar em tecnologias já deixou de ser um diferencial no mercado, se tornando essencial tanto para a gestão, quanto para o crescimento do serviço. Descubra como alguns recursos tecnológicos podem fazer a diferença nesse setor.

O uso de tecnologias para auxiliar a gestão de estabelecimentos não é novidade no mercado. Para bares e restaurantes, por exemplo, a sua utilização, de maneira estratégica, pode ajudar no controle financeiro e, até mesmo, na conquista de novos clientes. Descubra como alguns recursos tecnológicos podem fazer a diferença nesse setor.

Gerenciar estoque, pagamentos e atração de consumidores são bons exemplos do que vivem diariamente donos de bares e restaurantes. Para facilitar essa rotina, o mercado de food service adere, cada vez mais, à ajuda de tecnologias. O objetivo é melhorar, facilitar e reduzir os custos do trabalho, e as consequências podem ser nítidas até para os clientes!

A concorrência nesse setor é ampla, o que aumenta ainda mais a competitividade. Isso exige que empreendedores inovem e pensem sempre fora da caixa para se sobressair.

Tecnologias para gestão de bares e restaurantes

Já se tornou difícil pensar em algum modelo de negócio que não adote tecnologias para crescer no mercado. Dos mais simples aos mais sofisticados, há pelo menos um recurso tecnológico utilizado dentro do estabelecimento.

E quando pensamos em bares ou restaurantes, essa lógica faz ainda mais sentido: há tecnologia desde o início da produção até o final. O processo de compras com fornecedores, o controle de estoque, o gerenciamento de caixa e o atendimento ao cliente são tarefas que já deixaram de ser feitas manualmente. Hoje, já vemos cardápio digital, pedidos feitos por comanda eletrônica (conectada à cozinha) e pagamento online, através de aplicativos.

Automatizar funções burocráticas, como a gestão financeira e de funcionários, permite melhorias internas e integração entre diversos setores. Isso evita confusão e prejuízos, como perda de material ou desabastecimento. A tecnologia torna o trabalho mais ágil, preciso e dinâmico (além de minimizar impacto de crises). A reunião de todas essas vantagens se resume em segurança e eficiência.

Conforme comentamos anteriormente, o uso de tecnologia não se limita apenas às funções internas de um food service. Na realidade, o intuito é, principalmente, melhorar o atendimento ao cliente e fidelizá-lo, por meio de uma boa experiência. Para ilustrar: as televisões e músicas são estratégias comuns em restaurantes e bares por aí. Os tablets já começaram a ganhar o seu espaço também, através dos cardápios digitais, com os quais é possível fazer um pedido e saber mais da produção.

Além disso, os empreendedores já podem contar com o auxílio de aplicativos para vender e ter mais fontes de renda para o negócio. Existem dezenas de opções focadas em reservas, delivery e dicas para clientes indecisos. Investir nessa tática traz mais visibilidade para o restaurante e potencializa as vendas.

Apostar em tecnologias já deixou de ser um diferencial no mercado, se tornando essencial tanto para a gestão, quanto para o crescimento do serviço. Novas opções em tecnologia para food service estão surgindo no mercado e aquecendo a concorrência, no entanto, recursos tecnológicos nem sempre são um investimento baixo e simples. Para que o negócio não fique no vermelho, a saída de qualquer empreendedor é se planejar financeiramente. O retorno e a qualidade do serviço prestado são questões a serem medidas a longo prazo e que merecem o esforço.