Sem sombra de dúvidas, o setor de bares e restaurantes foi um dos mais impactados pela atual crise de saúde pública causada pela COVID-19. De acordo com um recente levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), mais de 80% dos estabelecimentos do setor tiveram prejuízo em março e mais de 90% confirmaram ter dificuldades para pagar salários neste mês.
Com as frequentes restrições sanitárias, que limitam os horários de funcionamento ou suspendem temporariamente as atividades, os restaurantes precisam encontrar alternativas para que possam otimizar os serviços e continuar operando. Por conta disso, muitos empresários do ramo passaram a buscar soluções tecnológicas para superar a crise.
Nesse sentido, a FastGet foi criada com o objetivo de simplificar o processo de venda e melhorar a experiência de compra para o usuário. Por meio da disponibilização de ferramentas digitais, a empresa oferece diversas soluções para o seu negócio, com destaque para a automatização de pedidos, pagamentos online e ferramentas de gestão, como cadastro de mesas e sistema de reservas.
Confira agora algumas das principais soluções tecnológicas que podem ajudar a recuperar o seu restaurante e ser implementadas com a FastGet:
Uma das principais tendências do mercado, que ganhou ainda mais força após a pandemia, é o autoatendimento por meio do Cardápio Digital — uma ferramenta com ótimo custo-benefício e que não exige grandes habilidades técnicas para sua implementação.
Como o nome sugere, o cardápio digital consiste em um menu de opções que pode ser acessado por dispositivos eletrônicos, como tablets e celulares, geralmente por meio de um QR code. No entanto, esse recurso vai muito além da simples listagem de produtos. O cardápio virtual pode trazer informações sobre o estabelecimento atualizadas em tempo real, como horários de funcionamento, opções de entrega ou retirada e promoções relâmpago, e ainda pode ser amplamente divulgado nas redes sociais.
O principal diferencial dessa ferramenta é a possibilidade de realizar pedidos e efetuar o pagamento de forma online, quando combinado com um sistema de recebimento. Dessa forma, a implementação de um cardápio virtual impacta diretamente na redução de pessoal para o atendimento, adiantando processos e otimizando o trabalho da equipe, além de contribuir para a redução de possíveis erros humanos na anotação de pedidos.
Além disso, um sistema eficiente e automatizado de delivery também vem sendo um dos principais recursos utilizados por empresários do ramo alimentício que querem contornar a crise. A utilização de smartphones para realizar a comprar e solicitar a entrega tem crescido de forma exponencial, em diversos setores. Utilizar uma plataforma que permita a solicitação de pedidos de forma virtual, e com acompanhamento em tempo real sobre o status da entrega, também tem sido um grande trunfo para ajudar no faturamento de restaurantes nos últimos meses.
Conforme afirma Leandro Pirolo Valério, sócio-diretor da FastGet, ao implementar esse tipo de sistema o restaurante passa a ter um canal direto de comunicação com o cliente no ambiente digital, deixando de depender de outras plataformas. De acordo com o empresário, os clientes que mais procuram essa solução são donos de restaurantes que buscam uma maior autonomia no mundo digital, querem melhorar o relacionamento com o consumidor e fugir das altas taxas cobradas pelos grandes apps de delivery.
Por fim, outro recurso que vem sendo utilizado pelos empreendedores do setor são ferramentas de gestão, não só da parte financeira e logística, mas também do espaço físico do estabelecimento. Devido às preocupações com o distanciamento social e constantes restrições relacionadas à lotação dos bares e restaurantes, os proprietários passaram a buscar sistemas que permitem maior controle sobre a disponibilidade de mesas e melhora no gerenciamento de reservas no negócio.
Nelson Goulart, proprietário do restaurante Ibérico, conta que o sistema de reservas oferecido pela FastGet além de trazer maior praticidade ao cliente, ainda colabora para a redução de custos com pessoal.
“Uma facilidade que ainda não tinha encontrado no mercado é a automatização das reservas. No sistema da FastGet a gente consegue programar as mesas e horários e o cliente faz a reserva automaticamente. Isso faz com que o cliente tenha mais comodidade para fazer a reserva e nós não precisamos mais estar atendendo telefone. Assim, consigo diminuir a equipe que cuidava dessa atividade.” explica.
A FastGet é uma plataforma de transformação digital para estabelecimentos do ramo de foodservice. Para ficar por dentro dessas e de outras ferramentas que podem ajudar na modernização do seu negócio, visite o site, o blog e o perfil no Instagram da FastGet.
Fonte: Gazeta do Povo