O cardápio digital é cada vez mais usado por restaurantes, lanchonetes, bares e cafeterias. Se alguns estabelecimentos já o usavam no delivery, hoje em dia muitos estão adotando este modelo até para pedidos no próprio local pela modernidade e praticidade. Com a concorrência mais acirrada, como então montar um modelo de cardápio digital diferenciado e que chame atenção dos clientes?
O cardápio digital pode ter diversos formatos e aplicações. Pode ir desde um tablet fornecido pelo local até um QR Code que redireciona o consumidor para o menu. Independentemente da utilidade, ele faz parte da imagem e da apresentação do restaurante e deve ser atraente e único. Aprenda a montar um cardápio digital incrível para o seu restaurante com nossas dicas.
Escreva descrições apetitosas e fiéis
Normalmente quando ficamos na dúvida sobre que ingredientes vão no prato de um restaurante, nós simplesmente perguntamos ao garçom. Mas esta não é uma opção quando falamos de delivery ou até de locais que usam automação no lugar dos garçons. Assim, a descrição dos pratos deve ser ainda mais específica para não gerar problemas.
Mais do que isso, um bom cardápio digital deve estimular o apetite dos clientes. Descreva formas de preparo ou qualidade do prato para ativar a imaginação deles e incentivá-los que escolham o seu restaurante. Fale do saboroso queijo derretido, da crocância da batata, da maciez da carne e do que mais for pertinente.
Capriche nas fotos
Fotos têm um grande poder de persuasão. Se em um cardápio físico o normal é usar apenas nome dos pratos com eventuais fotos, no cardápio digital o mais comum é ter as fotos de todos os pratos e bebidas do menu. Mesmo se você não puder pagar por um fotógrafo profissional, ainda é possível ter fotos belíssimas.
Seja cuidadoso ao montar o prato e use louças que contrastem com as cores da comida. Use uma câmera com boa qualidade (pode ser até de celular) e uma boa iluminação para destacar cada parte da comida. Faça vários testes de lugares, composições e ângulos até conseguir a foto ideal. Lembre-se de que as fotos têm que corresponder com a realidade para garantir a satisfação do cliente.
Aposte na interatividade
Uma das maiores vantagens do cardápio digital é que ele pode ser interativo. Em vez de ter apenas uma lista com os pratos, use uma plataforma que permita o cliente fazer o pedido diretamente no próprio cardápio.
Assim, o cliente pode escolher o que deseja comer e até mesmo pagar por meio do cardápio digital. Além de ser uma boa ferramenta para delivery, isso agiliza todo o processo de fazer o pedido presencial, sem precisar chamar um garçom ou ficar em pé em uma fila.
Pense na organização
O tamanho do cardápio digital pode ser infinito, mas isso não significa que você deve colocar um item abaixo do outro em uma lista interminável. Se fizer assim, o freguês terá dificuldade em achar o que quer. É preciso valorizar a experiência do usuário a todo momento.
Separe os pratos por categorias, como entradas, sopas, carnes, massas, sobremesas, bebidas e assim por diante. Garanta que tudo esteja bem organizado em seu devido lugar para que a navegação seja totalmente intuitiva e os consumidores consigam encontrar a opção que mais agrada o seu paladar.
Quando montar um cardápio digital, lembre-se que ele não deve ser igual ao físico de papel. Pense em todas as vantagens das ferramentas digitais e use-as ao seu favor, mas sem deixar de lado a identidade do seu restaurante. Com isso em mente, poderá criar um cardápio digital diferenciado e perfeito para o seu negócio.