A retomada do seu negócio no pós-crise

Neste artigo vamos abordar as mudanças que precisaram ocorrer no mercado de food service com a crise do coronavírus e como essas mudanças afetarão o cenário pós-crise.

Há pelo menos uma certeza com relação a como as coisas estarão no mundo dos negócios após atravessarmos a crise em que vivemos agora:

Nada será como antes!

E essa afirmativa é válida especialmente para o ramo da alimentação. Quer saber porque?

Neste artigo, nós vamos abordar as mudanças que precisaram ocorrer no mercado com a crise do coronavírus e como essas mudanças afetarão o cenário pós-crise.

O ramo da alimentação e a crise do coronavírus

As pessoas foram obrigadas a ficar em suas casas o máximo possível, mas esse fato obviamente não reduziu a necessidade de se obter alimentação. Aqueles negócios que não trabalhavam com delivery, acabaram fechando as portas ou tiveram que se adaptar, encontrando uma forma de continuar atendendo seus clientes.

O problema de não ter mais clientes batendo à porta do negócio, acabou exigindo mudanças rápidas e radicais na forma de funcionamento de empresas em todas as áreas. Algumas dessas mudanças estavam até na agenda para um futuro próximo, mas tiveram que acontecer agora.

Os negócios foram forçados a inovar, crescer, se adaptar. E ao invés de soluções provisórias para um problema atual, o que vemos são novas formas de atuação no mercado.

Mas e quando a crise acabar? Será que tudo voltará ao que era antes?

O seu negócio no pós-crise

Como já mencionamos na introdução, essas mudanças vieram para ficar. E não apenas porque as empresas decidirão manter as mudanças que adotaram para os seus negócios. Elas vieram para ficar porque serão exigências do mercado no pós-crise.

O consumidor se habituou a ter mais conveniência e não abrirá mão dela no pós-crise!

Oferecer essa conveniência será uma questão de sobrevivência para o seu negócio, e quem não puder acompanhar essa tendência ficará para trás. Estamos vivendo um processo acelerado da inovação, que exigirá uma nova postura do empreendedorismo no cenário pós-crise.

Se o seu estabelecimento conseguiu se adaptar ao cenário de crise, oferecendo facilidades aos clientes, mantendo-se no mercado ou até mesmo, como muitos, ampliando a sua área de atuação, você está no caminho certo.

Mas se o seu negócio precisou fechar as portas, não realizou nenhum tipo de mudança e está segurando as pontas na espera de que a crise termine, saiba que será necessário mudar, se não agora, após a crise acabar, do contrário sua existência estará em risco.

E não é apenas o uso da tecnologia, assunto do próximo capítulo, que será importante na retomada ao ritmo normal nos negócios. As pessoas simplesmente se acostumarão com certos hábitos essenciais no período da crise, principalmente no que se refere à higiene. 

Lacres nos produtos, pouco ou nenhum contato, pagamentos por aproximação, são algumas das exigências que o consumidor deve manter após esse período.

Segundo pesquisas feitas pela Food Consulting, parceira do SEBRAE, no pós-crise, 79% dos consumidores ainda estarão preocupados com a sensação de higiene e limpeza, 62% com o preço acessível, tanto devido à concorrência acirrada no período, quanto pela redução no poder de compra; e 44% estarão ainda atentos ao distanciamento entre as mesas na hora de comer fora.

O papel da automação na retomada

A automação terá um papel de destaque na retomada da economia do pós-crise, já que recorrer a ela em todos os setores tem sido uma das saídas encontradas para as necessidades emergentes desde março desse ano.

No ramo da alimentação, a implementação em ritmo acelerado de soluções de automação tem sido responsável por benefícios como:

  • Velocidade de atendimento
  • Mais qualidade no atendimento
  • Melhor relacionamento com o cliente
  • Adequação aos padrões de higiene e distanciamento
  • Redução nos custos de operação
  • Novos recursos

Algumas dessas soluções, como a exemplo o aplicativo e cardápio digital da Fastget, não possuem custo elevado nem requisitos técnicos para implementação.

Com alguns cliques, o seu estabelecimento pode ser acessado pelo cliente, que encontra todas as informações necessárias a respeito dos seus produtos, atualizados facilmente em tempo real, com opções de pagamento pelo aplicativo.

E o cardápio digital Fastget não é útil apenas para o delivery. O seu cliente pode realizar um pedido na própria mesa, sem contato com o garçom!

Prepare-se para atender às novas necessidades do mercado de alimentação no pós-crise e não deixe a sua empresa ficar para trás.

Conheça as soluções Fastget!