Para quem está começando no mercado de delivery, sabe que a qualidade na prestação de serviços deve ser muito importante, sobretudo na coleta de informações e na entrega do produto.
Nesse quesito, podemos observar pequenos negócios utilizando o WhatsApp como alternativa gratuita para administrar o fluxo de pedidos online e entregas, oferecendo maior agilidade aos serviços do delivery. Contudo, é importante destacar os prós e contras da utilização do WhatsApp na condução dessas atividades.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia o post até o final e conheça o papel desse aplicativo na condução dos serviços de delivery.
O WhatsApp no delivery
Antes de tudo, sabemos que o WhatsApp se tornou uma ferramenta global para comunicação. Além disso, com o crescente desenvolvimento de seu sistema, agora é possível catalogar produtos, serviços e realizar divulgações através de seus status e pelo disparo automático de mensagens.
Por isso, diante de todo esse potencial, alguns setores do mercado enxergam essa ferramenta como meio competitivo para conduzir os seus negócios, especialmente os de delivery.
Apesar de ser um aplicativo totalmente gratuito e com uma interface extremamente fácil para uso, é necessário avaliar o rendimento do WhatsApp nesses setores, uma vez que o delivery necessita de ferramentas com diversas funções para qualificar suas atividades.
1. Pedidos online via WhatsApp — Prós
- Gratuidade: a primeira vantagem que podemos notar claramente nos pedidos por WhatsApp é, sem dúvidas, a gratuidade. Para quem está começando um pequeno negócio e precisa economizar o capital de giro, é uma excelente oportunidade, melhor que um app de delivery gratuito, por exemplo.
- Cardápio digital grátis: umas das formas mais utilizadas para enviar cardápio pelo WhatsApp é pelas listas de transmissão, ou até mesmo pela criação de um grupo no app com vários clientes para a divulgação do menu. Assim, é possível criar um texto padrão com diversos emojis ou gifs e enviá-lo aos contatos de maneira simultânea.
- Não necessita de manutenção: ao contrário de menus físicos, o WhatsApp não requer gastos financeiros com manutenção. As informações podem ser editadas sempre que for necessário, especialmente quando houver promoções e acrescento de pratos a mais no seu delivery.
2. Pedidos online via WhatsApp — Contras
- Baixo gerenciamento: o WhatsApp não possui função que permite ser integrado a outros sistemas que gerenciam as vendas do estabelecimento. Em consequência, tais registros acabam sendo feitos de forma manual, o que gera mais trabalho e desfoco nas atividades mais importantes do seu delivery.
- Listas de transmissão com baixa aceitação de clientes: sabemos que nem todos os clientes terão acesso fácil ao seu menu, já que muitos não permitem o repasse de números de telefone, ou até mesmo que sejam colocados em grupos de WhatsApp. Apesar de ser uma alternativa gratuita, acaba sendo inviável em termos de fidelização.
- Poucas opções em relação à demanda: prezando pela total experiência do consumidor ao ter contato com o seu delivery, as transações financeiras acabam não sendo automáticas, sendo necessária a contratação de terceiros (motoboy) para entregar pedidos e fechar pagamentos com máquinas de cartão.
- Acompanhamento do pedido ineficiente: Por fim, o acompanhamento de pedidos é extremamente manual, não havendo um controle, tempo de espera, prazos de entrega, etc.
Gostou desse artigo? Agora que você já entende os prós e contras de utilizar o WhatsApp como principal ferramenta para realizar pedidos e entregas em seu delivery, que tal ampliar o seu gerenciamento e tornar o seu negócio muito mais automatizado? Conheça a FastGet e saiba como podemos ajudá-lo agora mesmo.