O marketing de conteúdo como ferramenta de fidelização nos restaurantes

Através de divulgação de conteúdos é possível reforçar a imagem da sua empresa, demonstrar tudo o que tem a oferecer para os consumidores e ainda induzi-los ao estágio final do chamado funil de vendas: a concretização da venda.

A maioria das empresas, independentemente do setor e do porte, tem notado a importância das ferramentas de marketing digital para promover seus produtos e serviços, alcançar e engajar ainda mais clientes. Entre elas, o marketing de conteúdo é uma das mais relevantes e que mais convertem os seus leads em clientes reais da sua empresa.

Um dos setores que tem colocado essa estratégia em prática é o alimentício, principalmente após a pandemia do COVID-19. Grande parte dos restaurantes fecharam suas portas e migraram seus serviços para o delivery, reforçando ainda mais a necessidade de atrair e fidelizar os clientes de maneira totalmente online.

Através de divulgação de conteúdos, sejam eles em texto, áudio, imagens ou vídeos, é possível reforçar a imagem da sua empresa, demonstrar tudo o que tem a oferecer para os consumidores e ainda induzi-los ao estágio final do chamado funil de vendas: a concretização da venda.

No ambiente digital, o conteúdo é veiculado por meio de sites, blogs e, mais intensamente hoje em dia, nas redes sociais da empresa. Sãos esses os canais onde o seu negócio pode ser divulgado e tornar-se ainda mais notado por pessoas de qualquer lugar do país e até mesmo do mundo.

Confira algumas dicas que preparamos sobre como utilizar o marketing de conteúdo a favor do seu restaurante:

Conheça o seu público/cliente

Por meio do estudo do público-alvo e da persona do seu restaurante, fica mais fácil compreender com quem e para quem vocês irão “falar”, e como essa abordagem deve ser realizada para retê-los. Essa é uma das estratégias utilizadas no marketing digital para que a comunicação seja certeira e retenha seus clientes.

Você pode aliar o perfil daqueles clientes que geralmente frequentam o seu estabelecimento, com aqueles que visitam seu site, por exemplo. O importante é compreender quem eles são e como trabalhar com eles.

A partir disso, é possível elencar quais os assuntos que mais são interessantes para eles, a linguagem que melhor se adéqua, as redes sociais mais utilizadas, entre outros insights relevantes para a entrega de conteúdos úteis e engajadores.

Aposte nas redes sociais

As redes sociais se tornaram ferramentas de ouro do marketing digital e de conteúdo. Facebook e Instagram são as mais acessadas e que mais alavancam sua marca. Por ser um restaurante, as imagens dos pratos servidos são poderosas atrativos, mesmo para aqueles seguidores que já são seus clientes.

A cada post com um novo prato, com o cardápio atualizado, com as imagens dos preparos, de uma promoção ou até mesmo falando sobre alimentação, significa ainda mais engajamento e ainda mais fidelização para o seu comércio. Além de atrair ainda mais clientes, fideliza os já consolidados.

Produza vídeos curtos e fotos em boa qualidade para demonstrar seus produtos. Capriche nas descrições em texto e leve o seu consumidor ao seu restaurante, seja fazendo um pedido no delivery ou indo até o seu estabelecimento.

Interaja com seus clientes

As redes sociais também são excelentes ferramentas de interação e até mesmo atendimento aos clientes. Fique sempre atento ou deixe uma equipe focada em responder os comentários e mensagens nas suas redes. Isso, além de agilizar o atendimento, ainda fideliza os clientes.