Você tem ou gostaria de ter um negócio no ramo de alimentação, trabalhando com ele a partir da internet? Já percebeu o potencial enorme de vender alimentos pela internet?
Pois aqui neste artigo nós vamos te dar algumas dicas de como ter o seu negócio na internet, sem precisar de um grande investimento, nem mesmo de conhecimento técnico no assunto.
Boa leitura!
O ramo da alimentação na internet
Nas últimas décadas, estamos passando por transformações que acabam influenciando diretamente a nossa rotina. Temos menos tempo disponível para tudo e, ao mesmo tempo, temos também as facilidades que a era digital vem nos trazendo, paralelamente.
Por isso mesmo é que cresce, a cada dia, o volume de negócios realizados no ramo da alimentação, principalmente via delivery e utilizando a internet como principal canal com o consumidor.
São trabalhadores que precisam receber o seu almoço no ambiente de trabalho, famílias que não têm mais tempo para a preparação das refeições feitas em casa ou fazer as compras de hortifruti, e todo tipo de pessoas que buscam rapidez e praticidade quando pensam em alimentação.
E como todos estão conectados hoje em dia, seja em casa com um computador ou notebook, ou em qualquer lugar através de seus smartphones, ter seu negócio de alimentação com uma boa presença digital e com recursos para que esses consumidores possam encontrar e utilizar seus serviços torna-se fundamental.
Como vender alimentos pela internet?
Felizmente, nos dias de hoje, vender e atender pela internet não requer grande investimento e nem mesmo conhecimento técnico. O sucesso do seu negócio dependerá de como você utilizará os recursos atualmente disponíveis, da forma como os utiliza para atender seus clientes e, é claro, da qualidade do seu produto ou serviço.
Veja a seguir cinco dicas a respeito de como vender alimentos pela internet, que podem servir para quem pensa em abrir um negócio como esse, ou até mesmo para quem já começou o seu negócio no ramo da alimentação.
1. O que você vende ou vai vender?
Não são apenas as refeições que passaram a ter grande procura ao longo do tempo, incluindo pizzas, comida japonesa e chinesa, entre outros pedidos já famosos. Lanches e doces dos mais variados tipos têm também um grande mercado.
Você pode simplesmente encontrar alguma coisa que você já saiba fazer, que as pessoas gostam e tenham interesse em comprar, transformando uma habilidade na cozinha em um negócio. Veja se vale a pena se empenhar em um produto simples e acessível ou em produtos que tenham um diferencial competitivo.
É possível também trabalhar com alimentos sem precisar cozinhar, revendendo produtos feitos por outras pessoas, ou ainda trabalhar apenas com a entrega de produtos de hortifruti ou supermercado.
2. Estrutura do Negócio
Não adianta tentar vender produtos sem um mínimo de estrutura. Você deve ser capaz de dar conta dos pedidos, ter um sistema de entrega rápida e eficaz, além de embalagens adequadas para o transporte e conservação adequados.
Trabalhar apenas com pagamentos em dinheiro também não é, hoje em dia, uma opção razoável. Não vale a pena perder vendas com tantas soluções de pagamentos acessíveis no mercado. Considere também o atrativo do frete grátis. Além disso, verifique com cautela quais são os locais que você realmente poderá realizar entregas com baixo custo e em tempo hábil.
Mais adiante, vamos falar sobre as soluções disponíveis atualmente, para que você venda pela internet.
3. Imagem do negócio
Você precisará de boas fotos dos seus produtos, um nome e um logo, além de material promocional, incluindo cartões, imãs, cardápios e material para redes sociais. A imagem do seu negócio é fundamental. Ainda que você tenha um excelente produto, se a sua imagem não for adequada, provavelmente perderá oportunidades de negócio.
É possível pesquisar a respeito de como fazer boas fotografias no ramo alimentício, mesmo utilizando um celular, e até mesmo encontrar ferramentas online que te auxiliem com a parte gráfica, caso você não possua um investimento inicial. Porém, o ideal é contratar serviços profissionais.
4. Quanto cobrar?
Essa é uma das maiores dificuldades de muitos iniciantes no varejo. Preço não se faz por estimativa, ou simplesmente cobrando a partir do que seus concorrentes cobram. É necessário entender o quanto custa pra você criar o produto e prestar o serviço, e no início pode ser ainda mais complicado estabelecer adequadamente quais são os seus gastos.
Luz, gás, ingredientes, embalagens, material promocional, taxas de serviços, aplicativos, ferramentas e custo das entregas, são alguns dos gastos que devem fazer parte do cálculo do preço de seu produto.
A partir desse custo, o lucro sobre o volume de produtos que você vende mensalmente deve ser o suficiente para valer a pena o seu trabalho.
5. Relacionamento com o cliente
Quando você pede comida, você quer um atendimento rápido e cordial, preço justo, entrega no prazo, embalagem e comida em condições e temperatura ideais, não é verdade? Então pense sempre em atender o seu cliente ainda melhor do que gostaria de ser atendido.
Obtenha formas de continuar em contato com o seu cliente, seja por email, redes sociais ou whatsapp. Ofereça promoções, informações, se aproxime de seu cliente sem cruzar a linha de ser invasivo.
Ferramentas online para o ramo da alimentação
Ter páginas nas redes sociais e um relacionamento via whatsapp são itens básicos para se ter uma presença e um relacionamento com seus clientes no ramo da alimentação. Mas existem soluções que vão muito além disso.
Você já conhece o Cardápio Digital?
A Fastget proporciona a solução ideal para quem quer vender pela internet no ramo da alimentação. Trata-se de uma plataforma online onde você pode criar um cardápio digital gratuito com todas as informações do seu negócio e de seus produtos.
Seus clientes poderão acessar esse cardápio, realizar o pedido e até mesmo o pagamento diretamente do celular!
Você pode utilizar seus canais online para a divulgação do seu cardápio, oferecendo toda a praticidade que o seu negócio e o seu cliente precisam.
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